fbpx

Processo de artesanato

Quando falamos dessa região temos que pensar na sua diversidade cultural e econômica existente, por isso fomos buscar através das habilidades de nossas artesãs e a força da nossa natureza, absorver esse patrimônio cultural tão importante e uma das mais tradicionais expressões da arte, legado dos índios tupinambás da região. O artesanato da piaçava.

Um dos nossos compromisso é mostrar a força dessas mulheres e o desenvolvimento desta região tão bela, produzido acessórios artesanais de alta qualidade.

Conheça os processos da arte da Rudá, o artesanato da piaçava.

 
 

Primeiro processo:
A colheita


A fibra da piaçava utilizada para o artesanato é “tirada” no mato, de onde é “trazida” para ser cozida, secada, tingida, riscada, trançada e costurada, em um processo totalmente artesanal, onde a única ferramenta utilizada é o facão.

A colheita da piaçava é feita na maioria das vezes a pé, mas, em locais mais distantes, conta com carros fretados ou com a carroça, em propriedades privadas que distam de suas localidades de 1 km até 50 km.

 

Segundo processo:
O cozimento


Depois da colheita, vem a segunda fase do processo que é o cozimento e é feito pelas artesãs”. Esse processo é realizado nos quintais, em fogo de lenha que, na maioria das vezes, é retirada da mata por elas próprias.

Após o cozimento, a palha é aberta feita às rodas e colocadas para secar. No inverno, o período de secagem é de cerca de cinco dias e no verão, três dias.

Essa é a parte do processo em que elas não têm o controle do tempo despendido. Dependem das condições atmosféricas, umidade, chuva, tendo em vista que não possuem local próprio para a secagem.

 

Terceiro processo:
O riscado


Depois de seca a palha, é feito o riscado. Quando se vai riscar é necessário saber de antemão qual será o trançado a ser feito: se de 21 pares, 17 pares, 13 pares, lacinho, bicão, caracol ou tapete.

 

Quarto processo:
O tingimento


O tingimento pode ser feito antes ou depois do trançado. Atualmente é usada basicamente anilina, pois, com o reflorestamento, quase não há mais os corantes naturais. Nesta etapa de tingimento, é utilizado de novo o fogo a lenha e outra vez a piaçava é colocada para secar. Em seguida, vem a confecção da peça propriamente dita.

© 2019 Rudá. All Rights Reserved. DPerrone Comunicação.